Fantástico

3ª Curitiba Mostra/Outras Leituras

3 de abril de 2018

3ª Curitiba Mostra / Outras Leituras

O Curitiba Mostra, uma das mostras específicas do Festival de Teatro de Curitiba, chega à sua terceira edição com foco na temática dos excluídos. Serão 28 apresentações no Espaço Fantástico das Artes, com textos de Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Wilson Bueno e Eduardo Galeano. Em cena, nomes atuantes do teatro de Curitiba como Sílvia Monteiro, Nena Inoue, Rafael Camargo, Kauê Persona, Cassia Damasceno, Anne Celi e Pedro Inoue, com participação especial de Luiz Felipe Leprevost, Simone Magalhães, Grace Torres, entre outros artistas.

Destaque para o solo “Para Não Morrer”, que aborda histórias de lutas feministas, especialmente da América Latina, trazendo à cena a resistência de mulheres que transformaram seu entorno e que fizeram a diferença.

Além dos espetáculos, haverá, assim como nos outros anos, eventos paralelos, como o Curitiba Urge, Vox Ludens e o Cortejo Literário, com bate-papos literários, shows musicais, lançamentos de livros, encontros, debates, ações performáticas, festas e outras ações. A programação, idealizada por Nena Inoue, conta este ano com a parceria do produtor cultural Adriano Esturilho, é inteiramente gratuita.

“O 3ª Curitiba Mostra / Outras Leituras vai transformar o Espaço Fantástico das Artes em um ponto de encontro e convivência durante o Festival, com efetivas e afetivas trocas, incluindo e colocando luz nos que estão à margem, sejam estes personagens ficcionais dos textos, jovens marginalizados ou artistas em busca de seu espaço”, conta Nena Inoue, diretora do Espaço Cênico.

Confira a programação do 3 Curitiba Mostra/Outras Leituras:

Curitiba Urge

O que: espaço para apresentações de artistas que querem mostrar seus trabalhos. Sempre antes das apresentações dos espetáculos do III Curitiba Mostra/Outras Leituras.

Quando: sábado (7), às 18h

Cortejo Literário

O que: cortejo com leituras de textos escritores paranaenses, com muita música, street art e hip hop. Os protagonistas são jovens moradores dos bairros Pilarzinho, CIC, Uberaba, Botiatuvinha, entre outros, participantes de oficinas e projetos literários com curadoria do ator Kenni Rogers, que desenvolveu o projeto Mostra Literatura Paraná. Ao final do Cortejo será realizado um bate-papo com os escritores Luís Henrique Pellanda, Luci Collin e Miguel Sanches Neto.

Quando: sábado (7), às 16h

Inferninho Cabaré (comédia)

O que: espetáculo baseado na obra de Dalton Trevisan em ambiente de cabaré/inferninho cercado de música e ironia. Personagens provocantes trazem à tona contos e temas clássicos do vampiro: sexo, família, violência, a crítica ácida e humorada à mesquinha sociedade curitibana e, por fim, a autocrítica do próprio Dalton.

Quando: terça (3) e quarta (4), às 23h59

Para não morrer (drama)

O que: Solo teatral da atriz Nena Inoue, que conquistou o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz em 2017. A peça aborda temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas. São histórias de lutas feministas, especialmente da América Latina, trazendo à cena a resistência de mulheres que transformaram seu entorno e que fizeram a diferença.

Quando: quinta (5) e sexta (6), às 22h

Mar Paraguayo (drama)

O que: solo teatral da atriz Sílvia Monteiro, que apresenta uma velha sortista e prostituta de origem paraguaia moradora do balneário de Guaratuba. O solo narra sua trajetória de vida e cultura guarani. No fluxo de pensamento da protagonista, a mescla do portunhol e do guarani e uma morte anunciada. A peça leva ao palco a provocação da literatura que transpõe seus próprios limites.

Quando: quinta, sexta e sábado, às 19h.

Nena Inoue – 40 anos de Resistência

O que: em 2018 a atriz, produtora, diretora e artista gestora Nena Inoue comemora 40 anos de atuação e resistência. Um grande encontro para celebrar sua trajetória, compartilhar e brindar as quatro décadas dedicadas ao teatro. A comemoração mostrará alguns registros deste caminho e estará aberta a quem mais quiser se expressar. E a cozinha à cargo de Robert Amorim, nosso Beto Batata, que comandará um jantar tailandês na cozinha do Espaço Fantástico das Artes.

Quando: sábado, a partir das 21h.


Mais informações, acesse o facebook do Espaço.

Matéria retirada de Globo.com

Dúvidas e sugestões, entre em contato.

    Leave a comment