Fantástico
mafalda

Tomates, Tamancos e Tesouras

Local
Espaço Fantástico das Artes.  Alameda Princesa Izabel, 465. Próximo ao Sesc da esquina.
Valor
Pague o quanto puder
 Espaço Fantástico das Artes – Curitiba, PR
 Sábado, 02/06, às 20h
Duração: 60 minutos
Recomendação: 14 anos

Tomates, Tamancos e Tesouras

Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “platéia do lado de lá”.

O espectador do espetáculo, considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelo depoimento de nossa protagonista tem acesso a uma realidade deturpada dos fatos.Sabemos que Mafalda perdeu a simpatia de seu público anterior. Então, ela vai se servir de todos os artifícios para convencer o público e também um taciturno inspetor de polícia de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.Em Sobre Tomates Tamancos e Tesouras somos conduzidos a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela. O público jovem e adulto, a quem é destinado esse espetáculo, é convidado ao riso, nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro.

Sobre “Tomates tamancos e tesouras” oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e dos inspetores de polícia.

Palhaça Mafalda

A composição da dramaturgia de um espetáculo de palhaço se dá a partir de um mote, que pode ser uma pequena cena, um objeto, um pequeno discurso, enfim, um elemento que permita o desenvolvimento da ação. Então, inicia-se o trabalho de improvisação para a construção de um roteiro e depois o fechamento do texto.

O espetáculo inicia a construção da sua dramaturgia a partir de um mote da entrada de Mafalda em cena, na qual a palhaça, vaiada, leva tomatadas da platéia por um espetáculo que fracassou.

Nossa heroína encontra em seguida uma “nova platéia” para a qual decide contar o que lhe aconteceu a minutos atrás. Este é, então, o fio condutor para o desvendar de um ‘mistério cômico’.

ENCENAÇÃO

A encenação de “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” sugere um clima de mistério e suspense, ao mesmo tempo em que abre a cena para o improviso com a platéia.

Utilizando os desenhos de luz para as mudanças de planos, a encenação tanto distancia o espectador, para que ele veja os fatos do passado, quanto o aproxima para que ele participe ativamente das peripécias que Mafalda faz para entretê-los e, desta vez, obter êxito em seu espetáculo.

Então, o público de “Sobre tomates, Tamancos e Tesouras” atua como interlocutor dos depoimentos pessoais de nossa protagonista, como se fosse um júri popular que analisa para posteriormente dar seu próprio veredicto. Portanto, a encenação possui dramaticidade tragicômica e faz referência aos filmes clássicos dos anos quarenta e cinqüenta.

mafalda

Ministrante Andréa Macera

Andréa Macera – atriz e palhaça Mafalda Mafalda. Atriz desde 1986, palhaça desde 1996 e diretora desde 1999. Desenvolveu grande parte de seus estudos junto ao Grupo LUME e com Sue Morrison- mestra-clown canadense.

Nos últimos treze anos tem voltado a sua pesquisa para elaboração artística a partir do improviso e da relação com o público e em 2005 tornou-se fundadora e integrante da Teatro da Mafalda, na qual, atua e produz.


Roteiro e Concepção: Andréa Macera e Rhena de Faria
Atuação: Andréa Macera
Direção: Rhena de Faria
Iluminação: Melissa Guimarães
Figurino: Daniel Infantini
Cenário: Abel Saavedra
Operação de Trilha Sonora e Iluminação: Eduardo Brasil
Contra-regra: Alessandro Aguipe


Ainda com dúvida? Então entre em contato conosco.

Estacionamento conveniado
Sabanco – Entrada pela Al. Prudente de Morais, 842 | R$25 (o período)

Bilheteria e o Bistrô dos Palhaços aceitam cartões de crédito e débito